Agência virtual do Samae
Clique aqui para baixar a 2ª via de sua fatura
Área do Cliente
Clique aqui para efetuar seu login e recuperar sua senha caso necessário.
Estrutura tarifária
Confira a estrutura tarifária vigente do Samae Brusque
Novo padrão de ligação
Conheça o benefícios da utilização do novo padrão
Empreendimentos
Consulta de Viabilidade, Análise de Projetos de Abastecimento de Água e Fiscalização de Obra
Licitações
Confira as últimas licitações publicadas pelo Samae Brusque
Protocolo Digital
Central de atendimento
Controle de qualidade
Clique aqui para acessar os documentos de nosso controle de qualidade
Canal de Ouvidoria
Saiba como fazer seu elogio, crítica ou denúncia acerca dos serviços prestados pelo Samae Brusque
Principais Notícias
Parceria entre Samae e Fundema proporcionou uma tarde de aprendizado sobre meio ambiente, fauna nativa e conservação dos recursos naturais
Zoobotânico recebe alunos para atividades em celebração ao Dia do Meio Ambiente
Zoobotânico recebe alunos para atividades em celebração ao Dia do Meio Ambiente
Parceria entre Samae e Fundema proporcionou uma tarde de aprendizado sobre meio ambiente, fauna nativa e conservação dos recursos naturais

Nesta terça-feira (23), o Zoobotânico em parceria com o Samae por meio da Comissão Gestora do Meio Ambiente (Cogemas) e a Fundação de Meio Ambiente (Fundema) realizaram um evento em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

“Nessa ação, contamos com a parceria da Fundema e do Samae. Como o tema é meio ambiente, a Fundema trouxe o Projeto Sairinhas, trabalhando a questão da compostagem. Já o Samae apresentou o projeto sobre a água, explicando todo o processo, desde os rios até o encanamento das nossas casas” comentou a professor de educação ambiental do Zoobotânico, Priscila Dauer

Ao longo da tarde, o Zoobotânico recebeu alunos do 1º, 2º e 3º anos de diversas escolas municipais e estaduais para participarem de brincadeiras de adivinhação de animais e atividades sensoriais. O tema deste ano foi a campanha “Ariranha: Sentinela dos Rios”, uma iniciativa da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) em parceria com o Projeto Ariranhas, que busca conscientizar sobre a importância da preservação da espécie e dos ecossistemas aquáticos.

“Além de apresentar às crianças o processo de tratamento da água, o evento foi uma oportunidade para conscientizar sobre a importância da preservação ambiental. A participação dos alunos tornou a atividade ainda mais especial e reforça o compromisso do Samae com a educação ambiental” destacou o presidente do Cogemas, Ruan Reis

As crianças também puderam observar animais taxidermizados e conhecer de perto espécies que dificilmente são vistas no dia a dia. A atividade permitiu que os estudantes explorassem melhor a flora e a fauna, tornando o aprendizado mais prático, interativo e divertido.

“Essa visita é muito importante porque, durante essas atividades, as crianças aprendem mais sobre o meio ambiente e sobre as espécies nativas da nossa região. Elas saem um pouco do contexto da sala de aula e do material didático, que já aborda esses temas, para vivenciar esse conhecimento de forma mais concreta, o que é fundamental para que elas compreendam e fixem melhor essas informações” finalizou o professor dos anos iniciais, Bruno Henrique Jesus.

Atividade reforça a aproximação entre o Samae, a universidade e iniciativas voltadas à preservação dos recursos hídricos
Membros do COGEMAS visitam Laboratório de Águas da UNIFEBE
Membros do COGEMAS visitam Laboratório de Águas da UNIFEBE
Atividade reforça a aproximação entre o Samae, a universidade e iniciativas voltadas à preservação dos recursos hídricos

Integrantes da Comissão Gestora de Meio Ambiente do Samae de Brusque (COGEMAS) realizaram, na quarta-feira, 17 de junho, uma visita técnica ao Laboratório de Águas da UNIFEBE. A atividade ocorreu a convite da professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, coordenadora do projeto e docente do curso de Engenharia Química da instituição.

Durante a visita, os membros da comissão conheceram a estrutura do laboratório, os equipamentos utilizados para análises físico-químicas e microbiológicas, além dos projetos de pesquisa desenvolvidos pela universidade voltados ao monitoramento da qualidade da água na região do Vale do Itajaí-Mirim.

O diretor administrativo do Samae de Brusque, Ademir José Jorge, destacou a importância da aproximação entre o poder público e as instituições de ensino. “É importantíssimo conhecermos o que o município possui e saber o que uma universidade oferece para cada cidadão, para as empresas e para a comunidade em geral. Tivemos a oportunidade de conhecer equipamentos de análise e verificação da água em um laboratório de última geração. Agradecemos imensamente à direção da UNIFEBE e à professora Rafaela por nos proporcionar essa visita tão importante”, afirmou.

A professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop destacou que o Laboratório de Águas é uma infraestrutura voltada para pesquisa, ensino, extensão e inovação na área de recursos hídricos, atendendo estudantes, pesquisadores, órgãos públicos e empresas da região.

“Além das análises físico-químicas e microbiológicas, desenvolvemos atividades de monitoramento hidrológico e geoprocessamento. Nosso objetivo é contribuir para a gestão sustentável dos recursos hídricos, a proteção ambiental e a segurança hídrica, desenvolvendo soluções inovadoras para os desafios ambientais do Vale do Itajaí-Mirim”, explicou.

O Laboratório de Águas da UNIFEBE foi estruturado com recursos do Programa MultiLab SC, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e possui equipamentos de alta precisão para ampliar as pesquisas sobre a qualidade dos recursos hídricos da região. Além das atividades acadêmicas, o espaço também presta serviços de análise de água para a comunidade e empresas.

Obra no bairro São Pedro vai garantir acesso à água tratada para famílias que aguardavam pelo serviço
Samae de Brusque leva rede de abastecimento inédita para moradores da Rua Evelina Morsch
Samae de Brusque leva rede de abastecimento inédita para moradores da Rua Evelina Morsch
Obra no bairro São Pedro vai garantir acesso à água tratada para famílias que aguardavam pelo serviço


O Samae de Brusque iniciou nesta semana uma importante obra de ampliação da rede de abastecimento no bairro São Pedro. Os trabalhos ocorrem na Rua Evelina Morsch, onde estão sendo implantados aproximadamente 500 metros de nova tubulação, levando mais qualidade de vida, segurança e dignidade aos moradores da localidade.

Atualmente, Brusque conta com cobertura de rede de água em cerca de 90% do território municipal. Para ampliar esse índice e atender regiões que ainda não eram contempladas pelo sistema, a autarquia mantém investimentos constantes em expansão da infraestrutura.

Na Rua Evelina Morsch, a obra prevê a instalação de aproximadamente 500 metros de tubulação em PVC de 60 milímetros. A intervenção permitirá que as famílias da região passem a contar com abastecimento regular de água tratada, uma demanda aguardada há anos pelos moradores.

De acordo com o diretor-geral de Operações de Água do Samae, Ruan Reis, a ação reforça o compromisso da autarquia em acompanhar o crescimento da cidade e garantir que os serviços essenciais cheguem a cada vez mais brusquenses.

“Estamos investindo na ampliação da infraestrutura de abastecimento para atender com mais qualidade os moradores da Rua Evelina Morsch. Esta nova rede representa mais segurança operacional e melhores condições de fornecimento de água para as famílias que vivem na localidade”, destaca.

Além de ampliar a cobertura do sistema, a nova rede também contribuirá para maior eficiência na distribuição de água e mais segurança operacional para o abastecimento da região.

Se as condições climáticas permanecerem favoráveis, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos até a próxima sexta-feira (19).

Equipes do Samae já atuam no local e trabalham para restabelecer o fornecimento o mais breve possível
Rompimento de importante rede afeta abastecimento de água em bairros de Brusque nesta segunda-feira
Rompimento de importante rede afeta abastecimento de água em bairros de Brusque nesta segunda-feira
Equipes do Samae já atuam no local e trabalham para restabelecer o fornecimento o mais breve possível


O Samae de Brusque informa que o rompimento de uma importante rede de abastecimento de água foi registrado na manhã desta segunda-feira (15). A ocorrência foi identificada nas proximidades da empresa Uvel Veículos, às margens da Rodovia Antônio Heil, e está causando interrupção temporária no fornecimento de água em algumas regiões do município.

As localidades afetadas compreendem parte dos bairros Planalto e Limoeiro, além da Rua Itajaí e da Rua Valquíria Valentina Pereira.

De acordo com o diretor-geral de Operações de Água, Ruan Reis, as equipes técnicas foram mobilizadas imediatamente e já atuam no local para realizar os reparos necessários e restabelecer o abastecimento o mais rápido possível. “O rompimento foi identificado ainda pela manhã e nossas equipes trabalham de forma contínua para concluir os reparos e normalizar o fornecimento de água”, destaca.

O diretor orienta os consumidores das regiões afetadas a utilizarem a água de forma consciente até que o sistema seja totalmente recuperado. “A previsão é de que o abastecimento seja normalizado gradativamente após a conclusão dos reparos, que devem ser finalizados durante a tarde desta segunda-feira”, completa.

+ Samae Brusque
Estrutura tarifária
Plano Mun. de San. Básico
Canais de Transparência
Cadastro de fornecedor
Protocolo Digital
Regulamento do Samae
Portal do servidor
Controle de qualidade