O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque conta, desde fevereiro de 2019, com uma Ouvidoria própria. De lá até maio de 2024, foram registrados 419 atendimentos pelo setor. Desses atendimentos, 93 foram comunicações (23,4%), 176 reclamações (44,2%), 95 solicitações (23,9%), 27 denúncias (6,8%), 3 sugestões (0,8%) e 4 elogios (1%).
Atualmente, existem três canais de atendimento para que o cidadão brusquense possa se manifestar oficialmente através da Ouvidoria. Um deles é pelo site www.samaebru.com.br, no link Ouvidoria. Também é possível ser atendido de forma presencial, no setor de atendimento situado na Rua Moritz Germano Hoffmann em frente ao Cako Lanches, Centro, das 7:30 às 13:30. Outra opção é pelo telefone 32550500 das 7:30 às 13:30.
No processo, o usuário deve escolher o caráter de sua participação, a forma de identificação - anônima, com restrição ou sem restrição de dados - e descrever o ocorrido, podendo anexar fotos, vídeos e outros documentos que considerar necessários. A proteção do denunciante é uma estratégia importante no combate à corrupção e à prática de outros ilícitos.
Desde a implantação da Ouvidoria, 99% dos atendimentos foram resolvidos dentro do prazo, que tem um tempo médio de 11 dias, e apenas 1% dos atendimentos foi fora desse prazo. A satisfação dos atendimentos tem uma média de 72,73%, conforme afirma Elisane, funcionária responsável pela Ouvidoria do Samae.
Vale lembrar que a população também pode utilizar as redes sociais e os telefones do Samae (47 3255-0500 ou 115) para fazer queixas, informar problemas no abastecimento, entre outros. É importante ressaltar, porém, que apenas as redes sociais não possuem caráter oficial.