Clique aqui para efetuar seu login e recuperar sua senha caso necessário.
Novo padrão de ligação
Conheça o benefícios da utilização do novo padrão
Protocolos Digitais
Central de atendimento
Consulta de viabilidade
Confira o que é necessário para solicitar uma viabilidade de água
Editais
Confira os últimos editais publicados pelo Samae Brusque
Licitações
Confira as últimas licitações publicadas pelo Samae Brusque
Controle de qualidade
Clique aqui para acessar os documentos de nosso controle de qualidade
Canal de Ouvidoria
Saiba como fazer seu elogio, crítica ou denúncia acerca dos serviços prestados pelo Samae Brusque
Principais Notícias
Via recebeu ampliação de rede em mais de 700 metros de extensão; trabalhos de recuperação iniciam ás 8h
Samae inicia recuperação asfáltica na rua Vendelino Maffezzolli, no bairro Santa Terezinha
Samae inicia recuperação asfáltica na rua Vendelino Maffezzolli, no bairro Santa Terezinha
Via recebeu ampliação de rede em mais de 700 metros de extensão; trabalhos de recuperação iniciam ás 8h
A obra de ampliação de tubulação realiza na rua Vendelino Maffezzolli, no bairro Santa Terezinha foi finalizada. A partir desta sexta-feira (14), se o tempo colaborar, será iniciada a recuperação asfáltica do local. A obra será realizada entre a Ponte da Bilu e a rótula da Unifebe, nas proximidades da rua Dorval Luz.
O local recebeu ampliação com instalação de uma rede de 400 milímetros que vai garantir mais água para essa região. "Foi uma importante obra que trará benefícios para toda a comunidade do bairro. É mais água chegando, mais água sendo distribuída e mais pressão para as residências", comenta o diretor-geral de Operações, Ruan Reis.
Durante os trabalhos, o trânsito no local será acompanhado pela Secretaria de Trânsito de Brusque (SETRAN), que dará apoio à execução dos serviços e orientará motoristas e pedestres para manter a segurança e a fluidez do tráfego.
Equipe de gestão de perdas participa de evento promovido pela Atom Soluções e destaca avanços tecnológicos na área
Samae de Brusque apresenta modelo hidráulico em simpósio em Itajaí
Samae de Brusque apresenta modelo hidráulico em simpósio em Itajaí
Equipe de gestão de perdas participa de evento promovido pela Atom Soluções e destaca avanços tecnológicos na área
Buscando novos conhecimentos, na tarde desta terça-feira (11), uma equipe do setor de Gestão de Perdas do Samae de Brusqueparticipou de um simpósio de ensinamento básico promovido pela empresa Atom Soluções, na cidade de Itajaí.
Durante a programação, que contou com a apresentação de diversos trabalhos técnicos, a empresa expôs um trabalho realizado pelo Samae de Brusque que versava sobre omodelo hidráulico como um case de sucesso.
De acordo com o responsável pelo setor no Samae, Luciano Camargo, o projeto ainda está em fase inicial.
“Estamos ainda na fase de coleta de dados, mas já sabemos do potencial desse modelo e do que podemos fazer com ele”, afirmou.
Camargo destacou que a iniciativa representa um avanço tecnológico importante para a autarquia.
“Com certeza é um avanço tecnológico para a companhia. Esse é o nosso compromisso: investir em soluções que minimizam o impacto da falta de água, dos vazamentos, das pressões e de outros diversos fatores que ainda teremos muito a explorar no futuro”, salientou.
O case apresentado no simpósio é um modelo hidráulico avançado, desenvolvido com o objetivo de aprimorar o controle e a eficiência do sistema de abastecimento de Brusque.
O Samae de Brusque já participou de diversos congressos e simpósios ao longo dos últimos anos, apresentando trabalhos que demonstram avanços em tecnologia e modernização dos processos, principalmente com modelos que estão sendo gradualmente colocados em prática.
Iniciativa busca conscientizar e reforçar a fiscalização contra práticas que comprometem o abastecimento e prejudicam toda a comunidade
Samae intensifica ações de combate a fraudes e ligações irregulares de água em Brusque
Samae intensifica ações de combate a fraudes e ligações irregulares de água em Brusque
Iniciativa busca conscientizar e reforçar a fiscalização contra práticas que comprometem o abastecimento e prejudicam toda a comunidade
O Samae de Brusque está intensificando as ações de combate a fraudes e ligações irregulares na rede de abastecimento. A iniciativa faz parte de um esforço conjunto da autarquia para garantir uma distribuição justa e segura de água em toda a cidade, além de conscientizar a população sobre os riscos e consequências desse tipo de prática.
De acordo com o setor de Perdas do Samae, o número de denúncias e ocorrências de irregularidades tem aumentado nos últimos meses, o que levou a autarquia a reforçar a fiscalização em residências e empresas. “O roubo de água é crime no Brasil. A captação clandestina, conhecida popularmente como ‘gato de água’, configura furto conforme o artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa”, explica o responsável pelo setor, Luciano Camargo.
Além das penalidades criminais, o Samae aplica sanções administrativas que variam conforme o prejuízo causado, podendo resultar em multas significativas e até supressão do serviço. Nos casos identificados, os responsáveis são notificados e obrigados a reparar eventuais danos à rede pública.
Paralelamente às ações de campo, a autarquia iniciou tratativas com a Agência Intermunicipal de Regulação (Agir) para reavaliar e intensificar as penalidades aplicadas em casos de fraude, ampliando o rigor contra os infratores.
Luciano lembra que a fiscalização não tem apenas caráter punitivo, mas também educativo. “Nosso objetivo é conscientizar. Fraudar o sistema é furtar de quem depende da água todos os dias. Queremos reforçar que o Samae está atento e seguirá trabalhando para proteger o patrimônio hídrico e garantir que a água chegue de forma justa a todos os brusquenses”, completa.
O diretor-presidente do Samae, Rodrigo Cesari, destaca que a medida tem como objetivo combater o furto de água de forma mais rigorosa, garantindo o abastecimento igualitário à população. “O Samae começa a intensificar as ações em relação às pessoas que cometem furto de água. Essa prática causa prejuízo não só financeiro para a autarquia, mas também para toda a comunidade.
“Quem faz ligação clandestina ou irregular acaba, muitas vezes, fazendo com que outros consumidores deixem de receber água. Por isso, além das medidas criminais, estamos trabalhando junto à AGIR para aumentar o valor das multas, que poderão chegar a até R$ 5 mil para quem cometer esse tipo de infração”, finaliza o presidente.
As ações de combate às fraudes em Brusque têm respaldo na Lei Estadual nº 9.748/1995, que regula os serviços públicos de abastecimento de água e saneamento básico em Santa Catarina, no Regulamento do Samae de Brusque, que define e pune as ligações clandestinas, e no Código Penal Brasileiro (art. 155), que trata o furto de água como crime.
Essas normas visam proteger o patrimônio público e assegurar o abastecimento regular e responsável à população.
Serviços devem ser concluídos em cerca de 30 dias e garantem mais segurança e eficiência no fornecimento de água
Samae inicia melhoria de rede no bairro Volta Grande
Samae inicia melhoria de rede no bairro Volta Grande
Serviços devem ser concluídos em cerca de 30 dias e garantem mais segurança e eficiência no fornecimento de água
Nesta segunda-feira (10), o Samae de Brusque deu início às obras de melhoria da rede de abastecimento de água na Rua Volta Grande, no Volta Grande. Os trabalhos compreendem o corte do asfalto, escavação, instalação da nova tubulação e posterior recuperação asfáltica. No local, será implantada uma rede de 250 milímetros em mais de 1.100 metros de extensão.
De acordo com o diretor-geral de Operações do Samae, Ruan Reis, a melhoria é fundamental para garantir o abastecimento de toda a região. “A nova rede vai permitir mais eficiência e segurança no fornecimento de água, acompanhando o crescimento do bairro e beneficiando diversos empreendimentos e loteamentos que estão surgindo na localidade”, destaca.
Serviços devem ser concluídos em cerca de 30 dias e garantem mais segurança e eficiência no fornecimento de água. O tráfego no local não sofrerá alterações, mas os condutores devem redobrar sua atenção ao trafegar pelo local.