O Samae de Brusque manteve suas atividades normalmente durante o período de recesso. Com equipes atuando 24 horas por dia, todos os dias da semana, os trabalhos seguiram em diversas frentes, desde consertos emergenciais até melhorias estruturais e processos administrativos internos.
Entre as principais demandas do período estiveram os consertos de rompimentos de tubulações, comuns durante o verão. Segundo o diretor-geral de Operações, Ruan Reis, fatores como o aumento do consumo e as altas temperaturas podem comprometer redes mais antigas. “Durante o verão, devido ao calor, ao aumento do consumo e a outros fatores, redes mais antigas eventualmente podem acabar rompendo, criando vazamentos”, explica.
Após a identificação do ponto afetado, as equipes realizam a escavação e o conserto da tubulação. “É necessário interromper a rede do local para realizar o serviço e, por isso, ocorre o desabastecimento temporário da localidade”, completa Ruan.
O maior vazamento registrado no período ocorreu na rua General Osório, em uma das adutoras de 250 milímetros. “O vazamento foi significativo, pois essa adutora é responsável por levar água da captação até a Estação de Tratamento Central, é um local com um grande volume de água e com muita pressão”, esclarece o diretor.
Já no bairro Limeira, a elevatória do Loteamento Cadore passou por melhorias em sua capacidade. “Devido ao crescimento populacional da área e por se tratar de uma região mais elevada, ampliamos a reservação de água do local. Com isso, aumentamos a capacidade de 50 para mais de 100 mil litros”, destaca Ruan.
Além das ações operacionais, o diretor-presidente do Samae, Rodrigo Cesari, ressalta que algumas atividades administrativas também seguiram normalmente durante o recesso. “Revisões de licitações, planejamento de ações futuras e monitoramentos continuaram em andamento. Mesmo durante o recesso, todas as frentes do Samae permaneceram ativas, o que nos permite iniciar o ano com direcionamentos bem definidos”, afirma.
De acordo com Cesari, os primeiros planejamentos envolvem a implantação de novos reservatórios nos bairros Rio Branco e Volta Grande. “Também queremos avançar na comunicação com a população, oferecendo mais opções de atendimento remoto e solicitações online”, acrescenta.
Para 2026, o presidente destaca um dos maiores avanços previstos para a autarquia. “O grande passo será o início da implementação do sistema de esgotamento sanitário, além do começo dos trabalhos para a futura Estação de Tratamento da Cristalina. Paralelamente, ampliações e melhorias nas redes continuarão sendo prioridade. Nosso objetivo é reduzir cada vez mais os impactos do desabastecimento, especialmente em períodos críticos como o verão”, finaliza.




