Clique aqui para efetuar seu login e recuperar sua senha caso necessário.
Novo padrão de ligação
Conheça o benefícios da utilização do novo padrão
Protocolos Digitais
Central de atendimento
Consulta de viabilidade
Confira o que é necessário para solicitar uma viabilidade de água
Editais
Confira os últimos editais publicados pelo Samae Brusque
Licitações
Confira as últimas licitações publicadas pelo Samae Brusque
Controle de qualidade
Clique aqui para acessar os documentos de nosso controle de qualidade
Canal de Ouvidoria
Saiba como fazer seu elogio, crítica ou denúncia acerca dos serviços prestados pelo Samae Brusque
Principais Notícias
Setor de Perdas identifica ligação clandestina ativa desde 2012
Sete administrativa e piscinas: Samae descobre furto de água em clube de Brusque
Sete administrativa e piscinas: Samae descobre furto de água em clube de Brusque
Setor de Perdas identifica ligação clandestina ativa desde 2012
O Samae de Brusque, por meio do Setor de Perdas, tem intensificado o trabalho de monitoramento e combate a irregularidades no consumo de água. Em uma nova investigação, foi constatado que um clube da cidade estava com o abastecimento oficialmente cortado desde 2012 por falta de pagamento. A situação chamou a atenção da equipe, que imediatamente iniciou uma vistoria detalhada.
Durante a inspeção, os técnicos identificaram uma ligação clandestina feita diretamente da rede do Samae para o sistema interno do clube. “Com isso, uma grande quantidade de água vinha sendo utilizada ao longo dos anos sem registro, sem cobrança e sem conhecimento da autarquia”, explica o diretor-presidente do Samae, Rodrigo Cesari.
O clube conta com sede administrativa e piscinas, que também eram abastecidas com a ág
ua desviada. “Ao longo dos anos, o clube teve diversos presidentes, o que dificulta apontar o verdadeiro responsável. Mas já entramos em contato com o atual presidente, que prontamente se dispôs a realizar toda a regulamentação necessária”, acrescenta Cesari.
O Samae reforça a importância das denúncias para o combate às perdas e irregularidades. Elas podem ser feitas pela Ouvidoria, por meio do número 156, pelo telefone (47) 3255-0500, pelo e-mail ouvidoria@samaebru.com.br ou presencialmente na Central de Atendimento, no Centro.
Ponte também será interditada para esta etapa
Sábado (13) terá nova interdição na Ponte do Guarani para instalação de tubulação
Sábado (13) terá nova interdição na Ponte do Guarani para instalação de tubulação
Ponte também será interditada para esta etapa
Na tarde desta quinta-feira (11), a Ponte do Guarani foi totalmente interditada para que a empresa responsável pela nova adutora do Samae realizasse a instalação dos suportes que irão receber a tubulação.
A próxima etapa acontece neste sábado (13), quando as equipes retornam ao local para a fixação da tubulação. A ponte voltará a ser interditada a partir das 8h para execução dos trabalhos.
“A obra está avançando no ritmo esperado e ainda nesta semana vamos finalizar esta etapa tão importante. O local continuará sinalizado até o fim das obras, então pedimos que trafeguem com cuidado”, destaca o diretor-geral de Operações do Samae, Ruan Reis.
Interdição ocorre a partir das 13h para a execução da obra
Ponte do Guarani será interditada nesta quinta-feira (11) para instalação de adutora
Ponte do Guarani será interditada nesta quinta-feira (11) para instalação de adutora
Interdição ocorre a partir das 13h para a execução da obra
A nova adutora que ligará a captação de água à Estação de Tratamento Central avançou para uma nova etapa nesta semana. A empresa responsável pela instalação da tubulação na região da Ponte do Guarani fará a colocação nesta quinta-feira (11), e a ponte será totalmente interditada para a realização do serviço.
Os trabalhos terão início às 13h, horário em que a ponte será trancada para a execução da obra. Motoristas que precisarem acessar a rua General Osório devem utilizar a rua Ourides Schwartz como alternativa.
Os trabalhos devem seguir durante a tarde e a liberação da ponte deve ocorrer ainda no mesmo dia.
A obra está sendo realizada fora do horário de pico para minimizar impactos no trânsito. “Já concluímos a maior parte da obra, que foi a implementação da tubulação. Agora estamos realizando a ligação das extremidades”, explica o diretor-geral de Operações, Ruan Reis.
Cerca de 9 quilômetros de rede foram ampliados ou substituídos em 2025
Samae atua em três frentes de ampliação de redes para reduzir impactos do verão
Samae atua em três frentes de ampliação de redes para reduzir impactos do verão
Cerca de 9 quilômetros de rede foram ampliados ou substituídos em 2025
Em 2025, o Samae de Brusque ampliou as frentes de trabalho para reduzir, cada vez mais, os impactos do verão no abastecimento de água. As ações envolveram a construção de novas casas de bombas, ampliações nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Central e Zantão, que ampliaram significativamente a quantidade de água tratada, e três equipes atuando na melhoria de redes em diferentes pontos da cidade.
Ao longo do ano, cerca de 9 quilômetros de rede foram ampliados ou substituídos. Segundo o diretor-geral de Operações, Ruan Reis, parte das intervenções teve como objetivo melhorar a pressão em locais já atendidos, enquanto outras levaram abastecimento a regiões que ainda não possuíam água encanada. “Alguns pontos receberam melhoria de rede, garantindo mais pressão para a região. Mas destacamos a grande ampliação que realizamos durante 2025”.
Ruan explica ainda que, para alcançar esse volume de obras, foram montadas três equipes exclusivas de ampliação de rede. “Estávamos com frentes praticamente 24 horas por dia. Uma equipe no primeiro turno, outra no segundo e, em alguns pontos estratégicos, os trabalhos ocorreram durante a madrugada”, destaca.
Parte das ampliações ocorreu em conjunto com a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Obras e de Infraestrutura Estratégica. Conforme o diretor, esse alinhamento permite otimizar intervenções. “Com a execução de obras realizadas pela Prefeitura, o Samae aproveita para realizar as melhorias da rede, evitando intervenções futuras. Um exemplo é a nova Beira Rio, que já possui rede instalada em toda a sua extensão, garantindo reforço no abastecimento dos bairros Jardim Maluche, Guarani e Rio Branco”, continua.
O Projeto de Pavimentação Comunitária, da Secretaria de Obras, também contribuiu para as melhorias, com ampliações executadas nas ruas Adelina Debatin, José Debatin, Rosa Debatin e José
Rami
ro Dias.
No bairro Azambuja, a autarquia solucionou um problema histórico em uma das regiões mais íngremes da cidade, envolvendo as ruas AZ-004 e Luiz Machado. No local, além da ampliação da rede, foi necessária a construção de uma casa de bombas para garantir a pressurização da água até as áreas mais elevadas.
Outra obra importante foi a ampliação da adutora que liga a captação de água à Estação de Tratamento Central. A nova tubulação, com 500 milímetros de diâmetro, passa pelos bairros por meio das ruas General Osório e Hercílio Luz.
Diversas outras vias também receberam melhorias, entre elas Vicente Merizio, Alberto Müller, Ana Tomasi, AC-024, AC-045, AC-044, DJ-030, ST-016, Antônio Jacó Paza, Fernando Brandt, Pedro Laurentino Soares, Rua Volta Grande, Francisco Frederico da Silva, Alberto Klabunde, Luiza Eugênia Floriani Kistenmacher e trechos da Beira Rio, na margem direita e esquerda.
Para o próximo ano, a expectativa é dar continuidade às ampliações e melhorias no sistema de abastecimento. “Paralelamente a essas intervenções, já estamos realizando os trabalhos para garantir novos reservatórios, como nos bairros Rio Branco e Volta Grande”, Finaliza Reis.