Após um processo complexo de transporte, montagem dos módulos e conclusão das instalações mecânicas e elétricas, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Zantão está oficialmente finalizada. A modernização do sistema vai garantir uma distribuição de água mais eficiente e segura para os moradores do Zantão e parte de outros bairros como Cedrino, Santa Luzia, Ponta Russa e Águas Claras.
“Essa ETA tem capacidade para tratar aproximadamente 23 litros de água por segundo”, explica o diretor-geral de Operações do SAMAE, Ruan Reis. “O equipamento anterior era muito sensível à alta turbidez, ou seja, quando a água fica mais barrenta em períodos de chuva intensa. Com a nova estação, conseguimos tratar essa água com mais eficiência, o que evita interrupções no abastecimento mesmo em situações de cheias ou temporais.”
Com a instalação concluída, o próximo passo será a realização de testes operacionais e o treinamento das equipes. “Agora, vamos iniciar os testes e capacitar nossos servidores para garantir que tudo funcione com segurança e eficiência antes de colocar a ETA em operação”, finaliza Ruan.