imprensa

Concluída primeira parte dos Estudos Iniciais do projeto para construção da ETA Cristalina Material foi apresentado ao Samae esta semana

Concluída primeira parte dos Estudos Iniciais do projeto para construção da ETA Cristalina
Material foi apresentado ao Samae esta semana

Foi realizada na sede do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque – Samae, na tarde de quarta-feira (20), a reunião de entrega da primeira fase dos Estudos Iniciais do Projeto Executivo da Estação de Tratamento de Água Cristalina (ETA).

Participaram do encontro, a Equipe de Engenheiros do Samae e o Consórcio Cristalina, contratado para execução do projeto, do qual fazem as parte as empresas MPB Saneamento Ltda., Inova Brasil Consultoria em Projetos Ltda. e O.S.M. Engenharia de Projetos Ltda.

Foram entregues nesta etapa os seguintes itens: Estudo Hidrológico para determinar a disponibilidade hídrica e a cota de inundação no ponto de captação do Rio Itajaí-Mirim, visando o abastecimento mesmo em inundações; Estudo de Tratabilidade do Rio, que serve como base para os parâmetros de projeto da Estação de Tratamento; Análise do Projeto Básico existente desenvolvido pelo SAMAE; Levantamentos Topográficos de toda a área do sistema; Mapeamento Aéreo com Drone de alta tecnologia para desenvolvimento do projeto em BIM (Building Information Model ou Modelagem da Informação da Construção).

A próxima etapa é o Estudo de Alternativas, que envolve a estrada de acesso, captação, adutora e controle de transientes, estação de tratamento de água, estação de tratamento de lodo, reservatórios e a locação das unidades no projeto arquitetônico. “O estudo de alternativas visa encontrar a melhor solução das instalações do complexo da ETA Cristalina por meio de uma análise multicritério, com aspectos financeiros, econômicos, construtivos, operacionais, sociais e ambientais, analisados pelos técnicos do consórcio e do SAMAE”, explica o diretor da autarquia Dejair Machado.