Sobre - Histórico

Até o final da década de 50 Brusque não possuía um sistema de tratamento e distribuição de água potável, porém já se constatavam altos índices de verminoses e a falta de certos hábitos higiênicos, além de problemas na dentição da população. A partir de então foi fundado pela prefeitura, o DAE ( Departamento de Água e Esgoto), que captava água de um poço e a distribuía para a região central do município através de 600 metros de rede.
Na década de 60 Dr. Carlos Moritiz, médico e prefeito da cidade, tinha seus projetos voltados para saúde e educação, já que eram precários na época. Começou a buscar recursos para melhorar a distribuição de água já que até então eram utilizadas águas de poço que continham alto índice de ferro. Depois de diversos projetos e reuniões governamentais foi conquistada a parte burocrática via senado, e logo após foram feitas várias pesquisas de campo, sendo escolhido o Rio Itajaí Mirim e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) convencional.
Finalmente, em 19 de agosto de 1965, era fundado o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e iniciada a construção da Estação de Tratamento Central (ETA), através da FSESP (Fundação Serviço de Saúde Pública).
No dia 30 de janeiro de 1966 foi inaugurada a ETA, que foi construída para tratar 40 l/s (litros por segundo), sendo composta por 2 floculadores do tipo hidráulico com chicanas, 2 decantadores convencionais e três filtros rápidos de areia, além de um reservatório de contato.
No ano de 1980 a ETA já estava tratando 85 L/s, quando houve a necessidade de uma ampliação para 140 l/s, com a inclusão de mais um filtro e a reforma de outro. Nesta ampliação entrou em operação um vertedouro para medição de vazão do tipo calha Parschall, decantação acelerada com placas lamelares e floculadores mecânicos com eixo horizontal. Os filtros construídos, bem como o reformado, são do tipo rápido por gravidade com leito misto.
Em 1999 foi novamente ampliada, sendo construídos mais dois floculadores, dois decantadores e dois filtros.
Em 2007 foram trocadas as placas dos decantadores de cimento amianto por lonas de PVC.












